Primeiros olhares sobre a escola
Falar da escola,
enquanto instituição, como espaço sócio-cultural, demanda o resgate no papel
dos sujeitos na trama social que a constitui. A partir da década de 80, surgiu
uma nova idéia que coloca a pessoa, no centro do conhecimento como autor e
sujeito desse mundo, onde tanto a natureza, quanto as estruturas, estão no
centro da pessoa, o que significa que a natureza e a sociedade são antes de
tudo humanas.
Dessa forma a
instituição escolar seria resultado de um conflito de interesses, onde de um
lado se encontra uma organização oficial do sistema escolar (que "define
conteúdos da tarefa central, atribui funções, organiza, separa e hierarquiza o
espaço); e de outro, os sujeitos, que compreendem os alunos, professores,
funcionários, criando uma trama que faz com que a escola seja um processo
permanente de construção social. A escola como construção social implica,então,
em compreendê-la no seu fazer cotidiano, onde os sujeitos não são apenas
agentes passivos, mas fazem parte de uma relação em contínua construção,de
conflitos e negociações em função de momentos específicos.
A diversidade cultural
Antes de entender esse assunto, primeiramente, é preciso se
fazer algumas perguntas como:
1. Quem são estes
jovens?
2. O que vão buscar na
escola ?
3. Qual o significado
das experiências vivenciadas neste espaço
4. O que significa para
eles a instituição escolar?
Para
grande parte dos professores, a resposta a essas perguntas é óbvia: são alunos.
Essa categoria que vai mostrar seu olhar e a madeira como eles irão manter suas
relações com esses jovens. Desse modo, todos os alunos são tratados como
iguais, procurariam a escola pelos mesmos motivos e teriam os mesmo objetivos.
A escola é então uma
instituição única, com os mesmos sentidos e objetivos, tendo a função de
garantir a todos o acesso aos conhecimentos socialmente acumulados. Porém,
esses conhecimentos seriam apenas considerados meros produtos sem ser
considerado o valor dos processos, Tornando a escola um ‘objeto’, onde o que é
valorizado são as provas e as notas e o objetivo da escola se reduz ao
"passar de ano".
Contudo,
precisamos levar em conta que os alunos são sujeitos sócio-culturais que chegam
à escola com um acúmulo de experiências vividas, onde se baseiam para elaborar
uma cultura própria. Dessa forma, esses jovens são o resultado de um abrangente
processo educativo, que ocorre no cotidiano das relações sociais,nos elementos
culturais que eles têm acesso, nas estruturas sociais onde se encontram e a
suas contradições.
Para esses alunos a
escola tem múltiplos sentidos como lugar de encontrar e conviver com os amigos;
o lugar onde se aprende a ser "educado"; o lugar onde se aumenta os
conhecimentos; o lugar onde se tira diploma e que possibilita passar em
concursos. Então pode-se afirmar que todos os alunos têm, de alguma forma, uma
razão para estar na escola.
Então cada aluno e a
escola tem o seu próprio projeto, se pensarmos que a escolar é um espaço de
formação humana, e não apenas de transmissão de conteúdos, a escola não teria
que ser um local de reflexão e sim um lugar para ampliação dos projetos dos
alunos. Essas implicações trazem desafios aos educadores para desenvolverem
posturas e instrumentos metodológicos que propiciem o aprimoramento do seu
olhar sobre o aluno, como sujeito, conhecendo as dimensões culturais em que o
aluno é diferente, podendo resgatar a diferença como algo bom e não como
deficiência.
Conclusão
É possível notar a
importância de diversos fatores do processo de educação. A relação que existem
entre o professor e o aluno é a mais delicada além de ser a que terá mais
influência para que os projetos de educação sejam alcançados, escola e a
motivação do aluno também são fatores de grande peso no processo de educação. A
cumplicidade entre os dois é essencial para que o grupo caminhe de forma
positiva, apesar de algumas vezes tanto o aluno quanto o professor possuem
lideres “negativos” dificultando a ligação existente que por fim irá gerar um
distúrbio na relação prejudicando não só os alunos quanto ao professor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário