Quando falamos em ‘pilares’ logo podemos dizer que é algo que sustenta
uma estrutura e que sem um deles esta desmoronaria. Os Quatro Pilares da
Educação são fundamentos da Educação baseados no Relatório Comissão Internacional
sobre Educação para o Século XXI, coordenada por Jacques Delors, para a UNESCO.
Eles tem como principal função mostrar onde a educação deve se basear
para que os alunos saiam da escola como uma formação não só acadêmica, mas
também social. Esses pilares são:
Mas o que cada um deles significa?
1. Aprender a Conhecer
- Refere- se à
aquisição dos "instrumentos do conhecimento", desenvolvendo nos
alunos o raciocínio lógico, a capacidade de compreensão, o pensamento
dedutivo e intuitivo e a memória.
- Atua no campo
das atitudes e dos valores e envolve uma consciência e ações contra o
preconceito e as rivalidades:
- Saber fazer ou
dominar competências não se separa de aprender a conhecer, mas confere ao
aluno uma formação técnico-profissional!
- É necessário
valorizar a curiosidade, a autonomia e a atenção permanentemente.
- Desenvolver
nos alunos a vontade de aprender e querer saber mais e melhor.
2. Aprender a Conviver
- Aprende a
viver com os outros;
- A
compreendê-los;
- A desenvolver
a percepção de interdependência;
- A administrar
conflitos;
- A participar
de projetos comuns;
- A ter prazer
no esforço comum.
3. Aprendem a Fazer
- Aprender a
fazer envolve uma série de técnicas a serem trabalhadas;
- Estar apto a
enfrentar novas situações;
- Trabalhar em
equipe;
- Desenvolvendo
espírito cooperativo e de humildade na reelaboração conceitual e nas
trocas;
- Comunicar-se e
resolver conflitos e ser flexível;
- Ter iniciativa
e intuição
4.Aprender a Ser
- Esta
aprendizagem depende das outras três, e dessa forma a educação deve propor
como uma de suas finalidades essenciais o desenvolvimento do indivíduo,
espírito e corpo, sensibilidade, sentido ético e estético,
responsabilidade pessoal e espiritualidade.
Referências Bibliográficas
CONGRESSO NACIONAL. Plano nacional de educação. Disponível em
http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/pne.pdf. Acessado em maio de 2014
CONGRESSO NACIONAL. Plano nacional de educação para o decênio 2011-2020.
Disponível em file:///C:/Users/Camila/Downloads/pne_projeto_lei%20(1).pdf.
Acessado em maio de 2014
TERRA. Plano nacional de educação. Disponível em
http://noticias.terra.com.br/educacao/20-metas-pne/ Acessado em maio de 2014
FOLHA. Conceito dos quatro pilares da educação ganha explicação de celso
antunes. Disponível em
http://www1.folha.uol.com.br/folha/livrariadafolha/821418-conceito-dos-quatro-pilares-da-educacao-ganha-explicacao-de-celso-antunes.shtml.
Acessado em maio de 2014
RODRIGUES, S. B. Os quatro
pilares de uma educação para o século XXI e suas implicações na prática
pedagógica. Disponível em
http://www.educacional.com.br/articulistas/outrosEducacao_artigo.asp?artigo=artigo0056.
Acessado em maio de 2014
Cabe sempre ao professor encontrar formas de, aos poucos, construir essas bases de sustentação, garantindo que posteriormente serão primordiais para a formação final do aluno. Abraços! Thiago Macedo grupo 41
ResponderExcluirIsso ai Camila. Esses quatro pilares são basicamente o "curriculo" do aluno. Toda a bagagem de experiências que o aluno traz consigo. Cada aluno tem a sua e isso gera diversidade. O problema das escolas é que não conseguem atingir essa diversidade, e não mantém contato com a realidade do aluno. Isso gera uma distancia onde é cada vez mais desinteressante pro aluno ter que ir a escola. Se a escola fosse baseada através desses 4 pilares quem sabe não poderia acontecer algo diferente. ( Matheus Sena - Grupo 19 )
ResponderExcluir(grupo 37) São sem duvidas os quatro pilares fundamentais para a formação do aluno, e a missão do professor é fazer com que esses pilares sejam edificados com uma base solida em cada aluno. Parabéns pelo blog!
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