quarta-feira, 19 de novembro de 2014

PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (PCN) NO QUARTO CICLO

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sebodomessias.com.br


Visão geral

  • O que é o PCN? Quais os seus objetivos? 
Os Parâmetros Curriculares Nacionais são uma referência para o ensino fundamental e médio de todo o país,  não possuem caráter de obrigatoriedade e portanto podem ser adaptados ás condições de cada escola.
Este documento aborda orientações didáticas gerais para o planejamento de unidades e projetos, visando à integração de conteúdos por meio de temas de trabalho, para a intervenção problematizadora, para a busca de informações em fontes variadas e para a sistematização de conhecimentos.
Assim, o PCN serve basicamente para auxiliar os educadores na reflexão sobre a prática diária em sala de aula e servir de apoio no planejamento de aulas e garantir  o direito de usufruir do conhecimento reconhecido como necessário para o exercício de cidadania.



  • Estrutura Macro:
  • Ensino Fundamental
  • 1º a 4º série
  • 5º a 8º serie
  • Ensino Médio

Ciências naturais no quarto ciclo (7º e 8º séries)

Nesta último ciclo da escola fundamental é importante o professor pensar em quais conteúdos deve escolher pra dar fechamento a estudos mais amplos e difíceis que no ciclo anterior. É natural que se pense que neste período os alunos adquiriram maior maturidade intelectual para a discussão dos novos assuntos em sala de aula, Mas é sempre importante levar em conta a escolaridade anterior e as oportunidades de vivência que os estudantes tiveram anteriormente, no terceiro ciclo.
O  PCN diz que “é mais frequente, por parte dos estudantes, o interesse em compreender o alcance social e histórico das diferentes atividades humanas, entre Ciência e Tecnologia”. Neste sentido, com base no conhecimentos adquiridos pelos alunos, o professor porpocionaria novos conteúdos com diferentes enfoques, sobre escalas maiores de tempo e espaço, visualizando o planeta como, e até mesmo a Terra na Sistema Solar.
O Professor também seria um auxiliador no ensino da observação, medição, construção e interpretação de gráficos, comparação de dados e outros métodos trabalhados artesanalmente em sala de aula,  já que cada tema em estudo, traria para a sala de aula, novas necessidades para a compreensão dos alunos sobre as dimensões desses áreas.

  • Temas a serem estudados nesse ciclo:
  • TERRA E UNIVERSO;
  • VIDA E AMBIENTE;
  • SER HUMANO E SAÚDE;
  • TECNOLOGIA E SOCIEDADE;

  • Objetivos Gerais do Quarto Ciclo:
Sobre os objetivos, segundo PCN, se espera que os alunos adquiram as seguintes capacidades:
  • “compreender e exemplificar como as necessidades humanas, de caráter social, prático ou cultural, contribuem para o desenvolvimento do conhecimento científico ou, no sentido
  • inverso, beneficiam-se desse conhecimento;
  • •compreender as relações de mão dupla entre o processo social e a evolução das tecnologias, associadas à compreensão dos processos de transformação de energia, dos materiais e da vida;
  • •valorizar a disseminação de informações socialmente relevantes aos membros da sua comunidade;
  • confrontar as diferentes explicações individuais e coletivas, reconhecendo a existência de diferentes modelos explicativos na Ciência, inclusive de caráter histórico, respeitando as
  • opiniões, para reelaborar suas idéias e interpretações;
  • •elaborar individualmente e em grupo relatos orais, escritos, perguntas e suposições acerca do tema em estudo, estabelecendo relações entre as informações obtidas por meio
  • de trabalhos práticos e de textos, registrando suas próprias sínteses mediante tabelas, gráficos, esquemas, textos ou maquetes;
  • •compreender como as teorias geocêntrica e heliocêntrica explicam os movimentos dos corpos celestes, relacionando esses movimentos a dados de observação e à importância
  • histórica dessas diferentes visões;
  • •compreender a história evolutiva dos seres vivos, relacionandoa aos processos de formação do planeta;
  • •caracterizar as transformações tanto naturais como induzidas pelas atividades humanas, na atmosfera, na litosfera, na hidrosfera e na biosfera, associadas aos ciclos dos materiais e
  • ao fluxo de energia na Terra, reconhecendo a necessidade de investimento para preservar o ambiente em geral e, particularmente, em sua região;
  • •compreender o corpo humano e sua saúde como um todo integrado por dimensões biológicas, afetivas e sociais, relacionando a prevenção de doenças e promoção de saúde das comunidades a políticas públicas adequadas;
  • •compreender as diferentes dimensões da reprodução humana e os métodos anticoncepcionais, valorizando o sexo seguro e a gravidez planejada.”


•Agora, na realidade…

Podemos Perceber que o PCN lava em conta que os alunos do quarto ciclo já adquiriram maturidade e capacidades suficientes para que os temas propostos sejam desenvolvidos e os objetivos concluídos. Mas nem sempre isso é possível. Com base em conversas informais com Professores, observações e relatos de estagiários do PIBID, percebe-se que mesmo estando  no quarto ciclo, algumas capacidades como interpretação de texto, a própria escrita e o pensamento crítico não foram adquiridas, indicando que os alunos não estariam “preparados para o quarto ciclo” embora tenham sido aprovados nos ciclos anteriores. Observações como estas são alarmantes, pois o quarto ciclo compreende os últimos anos do ensino fundamental na vida do aluno, e deveria  prepara-lo para encarar a realidade do ensino médio, onde o pensamento crítico e a formação de hipóteses são cobrados com maior rigor.  O resultado disso só poderá ser uma imensa bola de neve, que aumenta cada vez mais que cai pela ladeira do sistema de ensino fundamental e terminará em um ensino médio com alunos sem opiniões próprias e máquinas de fotocópias de lousa.


Para mais informações sobre o PCN: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/linksCursosMateriais.html?categoria=23

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